domingo, 8 de novembro de 2009

Artesão se transforma em empreendedor

A próxima terça-feira (10) será um dia para aprender e transformar. Será realizado no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, o seminário “Artesanato Como Bons Negócios”. O objetivo é mostrar aos participantes que a organização é fundamental para conhecer o mercado e o perfil do público a ser atingido. O mercado de artesanato em Mato Grosso passa por uma transformação e os profissionais desta área começam a olhar o trabalho como negócio e, aos poucos, vão se tornando empreendedores.
Preocupado em orientar os artesãos, o Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme) em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/MT) buscou os melhores profissionais para ministrar palestras e transformar a terça-feira (10) em um dia de estudo e troca de experiências. “Competitividade e organização do negócio serão pauta deste encontro. Essa mudança de conceito exige qualificação e orientação. Esta é uma das prioridades para o sucesso do artesão”, ressalta o secretário da Sicme, Pedro Nadaf.
A técnica da Unidade de Artesanato do Sebrae/MT, Lusia Souza, acrescenta que nem sempre o artesanato é encarado profissionalmente. Ela conta que a maioria dos artesãos começa a atividade apenas para ocupar o tempo livre e presentear amigos ou parentes. Quando surgem pessoas interessadas em adquirir as peças, o artesão se preocupa somente em produzir. Ele não está preparado para pesquisar preços, principalmente da matéria-prima e embalagem, e nem calcula o tempo gasto na produção.
Um dos principais desafios dos profissionais desta área é separar o trabalho da vida pessoal. No caso das mulheres, a situação é ainda mais difícil, porque precisam conciliar a profissão com seus afazeres domésticos. “O resultado é o atraso na produção, o que pode ainda defasar o produto, principalmente para quem trabalha com moda. Quando começou a ser confeccionada, a peça estava em alta, mas com a demora pode ter perdido o apelo”, explica a técnica do Sebrae/MT.
Na opinião de Nadaf, o consumidor também esta passando por uma mudança de conceito. “As peças feitas manualmente estão sendo valorizadas por sua história e, principalmente, por ser exclusiva. Com isso, é preciso investir nos artesãos para que eles transformem o talento em resultados comerciais”.
Como palestrantes foram convidados: a especialista em artesanato e arte popular, Malba Trindade de Aguiar; o doutor em artes plásticas pela Universidade de Paris (Sorbonne), José Alberto Nemer; o designer e coordenador do Prêmio Top 100 do Artesanato Brasileiro, Eduardo Barroso; e a consultora em hotelaria, eventos e artesanato, Lorena Rodrigues.
Na pauta está organização do negócio artesanato, desafios competitivos para o artesanato brasileiro, como e onde vender o produto. O artista plástico José Alberto Nemer falará sobre Artesanato e design: desafios e sucesso de uma aproximação. Além das palestras também serão apresentados alguns casos de sucesso de Mato Grosso.
Outras informações pela Central de Relacionamento Sebrae - 0800 570 0800 ou pelo site - www.mt.sebrae.com.br

06/11/2009 - 11h37
http://www.24horasnews.com.br/index.php?mat=310540

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O entusiasmo é a maior força da alma. Conserva-o e nunca te faltará poder para conseguires o que desejas.

Napoleão Bonaparte