quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Incentivo do Sebrae ao artesanato brasileiro

 
Fonte: Termo de Referência Artesanato

 

 
O Sebrae capacita artistas empreendedores e fomenta o mercado do artesanato
Nas 27 Unidades Federativas do país, o Sebrae investe em estratégias de atuação diferenciadas que possibilitam o desenvolvimento de cada categoria de artesanato, mantendo, entretanto, os valores simbólicos dos modelos culturais.

 
Histórico

 
As ações empreendidas pelo Sebrae, a partir de 2002, marcaram sua presença em 16,6% dos municípios brasileiros e capacitaram 90 mil artesãos.

 
Em 2002, a Fundação Universitária de Brasília - FUBRA realizou Pesquisa de Avaliação da Satisfação e do Desempenho do Cliente Sebrae. Os resultados indicaram que 98% dos entrevistados avaliaram como positiva as ações do Sebrae no Artesanato, estimulando o empreendedorismo, a geração de emprego e a renda na comunidade.

 
Na pesquisa foi também detectado que as ações desenvolvidas nos estados, embora eficientes, eram pontuais e careciam de articulação com os demais Sebrae/UF. Considerando a importância social, econômica e cultural do setor artesanal constatou-se, portanto, a necessidade do desenvolvimento de uma logística de atuação do Sebrae, de forma sistematizada e contínua, com o objetivo de articular e integrar as ações das unidades do Sebrae nos 27 estados.

 
As ações foram reavaliadas e redesenhadas com a participação de todos os coordenadores estaduais. As experiências bem-sucedidas foram compartilhadas e as abordagens e conceitos nivelados, alinhando-os às estratégias e prioridades do Sistema Sebrae, frente às necessidades das comunidades. O novo formato apresenta uma abordagem integrada com estratégias de atuação diferenciadas para que se possa atender as especificidades de cada categoria de artesanato.

 
O objetivo do Sebrae é fomentar o artesanato de forma integrada, enquanto setor econômico sustentável que valoriza a identidade cultural das comunidades e promove a melhoria da qualidade de vida, ampliando a geração de renda e postos de trabalho.

 
O Sebrae visa com suas ações:

 

 
  • Ampliar as oportunidades de ocupação e renda;
  • Contribuir para a formalização do setor;
  • Ampliar o acesso ao crédito e à capitalização;
  • Promover o acesso a tecnologias adequadas ao aumento e melhoria da capacidade produtiva;
  • Utilizar a inovação como um dos fatores de diferenciação do produto artesanal;
  • Promover a educação empreendedora;
  • Promover a cultura da cooperação, estimulando a criação e o fortalecimento de associações e cooperativas;
  • Promover o acesso a mercados;
  • Utilizar o marketing como uma das ferramentas para impulsionar a competitividade;
  • Resgatar a cultura como fator de agregação de valor ao artesanato, promovendo produtos com a "cara brasileira”;
  • Disponibilizar informações sobre a utilização racional dos recursos naturais, segundo os postulados da legislação ambiental;
  • Socializar o acesso às informações e ao conhecimento no âmbito do setor artesanal;
  • Articular parcerias para aumentar a participação do artesanato na produção nacional e para o conseqüente fortalecimento do setor.

 
A integração das ações do Sebrae nos 27 estados prevê o desenvolvimento e a ampliação da capacidade produtiva dos artistas, a melhoria de sua estrutura técnica e da qualidade do produto artesanal, de maneira a incrementar as vendas e, assim, promover sua inserção e permanência no mercado.

 
Situação atual: em aproximadamente 2.700 municípios, foram capacitados 220.000 artesãos. As ações empreendidas marcam a presença do Sebrae em 48% dos municípios brasileiros.

http://www.sebrae.com.br/setor/artesanato/sobre-artesanato/artesanato-no-sebrae/integra_bia?ident_unico=649

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O entusiasmo é a maior força da alma. Conserva-o e nunca te faltará poder para conseguires o que desejas.

Napoleão Bonaparte